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    Internet, a mídia preferida do País

    Pesquisa do IAB mostra que brasileiro prefere consumir web à televisão em seu tempo livre. E revela que público considera campanhas digitais mais criativas do que as exibidas na TV

     

    Um estudo feito pela ComScore a pedido do IAB trouxe números que referendam a relação de amor que o brasileiro tem com a internet. Com o objetivo de entender como a população se relaciona com a web, a empresa de pesquisas entrevistou, em fevereiro, mais de duas mil pessoas que compuseram uma amostra representativa do público online brasileiro. Um dos resultados, apresentados na manhã desta quinta-feira, 10, no ProXXIma 2012, aponta que 42% das pessoas passam pelo menos duas horas por dia conectada seja por meio do computador ou do celular. No caso da TV, esse percentual, para a mesma quantidade de horas, é de 25%.

     

    Outra pergunta deu a dimensão do que a web vem representando para os brasileiros. A questão “se você tivesse 15 minutos livres para usar no dia, qual seria a atividade preferida” trouxe como primeira resposta a navegação na internet. Essa foi a escolha de 33% dos entrevistados. Em seguida, ficou a utilização de redes sociais, com 13%. Ver TV atingiu 11% das preferências. Somadas as respostas que implicavam em algum uso online, 62% das pessoas gostariam de dedicar esses 15 minutos livres ao consumo de meios digitais.


    Fábio Coelho, presidente do IAB Brasil, destacou que a internet é a atividade preferida em todas as faixas etárias, inclusive entre os indivíduos com mais de 55 anos. Detalhe importante: é esse grupo que cravou o maior índice para assistir à televisão no tempo livre, com 15% das respostas (navegar na web, para essa faixa etária, ficou com 34%).
    Entre os dados revelados pelo estudo, Coelho salientou também que a internet é a mídia mais utilizada em todos os lugares, como escola e trabalho, e situações de um dia típico. E na casa, esse consumo, analisada por período de um dia, supera o do jornal pela manhã e o da TV à noite. A pesquisa indica que, de manhã, 14% das pessoas consomem jornal. O percentual para a web, nesse momento do dia, é de 69%. À noite, 78% dos entrevistados disseram que navegam pela internet. E 46% ficam ligados na TV.

     

    Campanhas criativas e inovadoras

     

    Pelo lado da publicidade, Coelho apontou que os brasileiros são receptivos a esse tipo de anúncios. Além disso, os entrevistados consideraram a publicidade online criativa e rica em conteúdo. Na comparação com outros meios, a internet se saiu melhor em todos os quesitos, exceto um: a qualidade de ser memorável. Nesse caso, o primeiro posto ficou com a TV, com 44% das respostas. A internet ficou com 36%. Porém, quando o assunto é criatividade, a web se sobressaiu, o que pode surpreender algumas pessoas.


    Na pesquisa do IAB, os entrevistados consideram os anúncios digitais mais criativos e inovadores (49%) do que os veiculados na TV (38%). Para Coelho, uma das razões para isso está no uso mais integrado de tecnologias. E no bom uso das ferramentas disponíveis hoje.

    Fonte: proxxima

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